Psicologia no pré, durante e após o parto

By  |  0 Comentários

“É um trabalho muito importante, porém pouco divulgado” afirma a doula Ana Carolina Buzaglo CRP: 20/04020

A psicóloga graduada pelo Centro Universitário Luterano de Manaus, Ana Carolina Buzaglo dos Santos atua em gestação e puerpério, doula para pré parto, parto e pós parto, consultora do sono infantil e consultora de amamentação. Ela conta que psicólogas que atuam com gestantes e puérperas, estão em consultórios de Psicologia, maternidades, postos de saúde e clínicas de assistência à mãe/bebê de modo geral. “É um trabalho extremamente importante, porém pouco divulgado. Muito é falado e ensinado sobre as mudanças físicas que as mulheres passam durante e após a gestação, mas as mudanças psicológicas acontecem quase que na mesma proporção. E, por isso, eu decidi atuar nesta área” explica a especialista. Ana Carolina atua em diversas atividades: pré-natal psicológico, curso para gestantes, psicoterapia para blues puerperal e depressão pós parto, psicoterapia de apoio em casas de mães de prematuros, crianças com deficiência e mães de natimortos.

Após anos trabalhando nessa área da psicologia, ela decidiu fazer sua formação em Doula para dar suporte físico e emocional para mulheres que desejam ter um parto normal. Ana explica que Doula é aquela mulher que está ao lado da gestante para acompanha-la desde o pré parto até o nascimento do bebê, dando orientação sobre o parto normal, encorajando a mãe a buscar informações para decidir o que será melhor para ela e para o seu bebê durante e após o parto. “Durante o trabalho de parto, eu ajudo a parturiente a lidar com a dor física que vem das contrações, oriento sobre posições que facilitem a chegada do bebê, além de suporte emocional que também é oferecido a parturiente e a família” esclarece a psicóloga. E, após um tempo de experiência, Ana percebeu que o puerpério pode ser um pouco mais leve quando a mãe possui assistência técnica e humanizada nos desafios que a maternidade traz. Por isso, a psicóloga também tem certificação e atua como consultora do Sono Infantil, ajudando pais de crianças entre 0 a 5 anos a implementarem hábitos de sono de qualidade na amamentação. Para finalizar, Ana deixa dicas para as mamães que desejam que seu filho tenha um sono de qualidade.

 

  • Implemente uma rotina para o seu filho desde os primeiros meses de vida. Rotina ajuda a criança a desenvolver hábitos saudáveis de sono.
  •  Coloque seu filho para dormir cedo. O hormônio do crescimento, é secretado, em sua maior parte, durante a noite. E o hormônio que regula o sono (Melatonina) só é produzido no escuro.
  • Não caia no erro de manter seu filho acordado durante o dia para que ele durma a noite inteira. Isso o deixa estressado pela exaustão, o que torna mais demorado o adormecer a noite.
  • Os cochilos durante o dia ajudam no sono da noite.
  • Pesquise antes de decorar o quartinho do seu filho, o ambiente de sono do bebê influencia muito na qualidade do sono. O quarto além de bonito, precisa ser funcional e acolhedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *