Os anjos caninos: Amigos de todas as horas

By  |  0 Comentários

Anjos. É como são definidos pela futura médica veterinária, Janaína Melo, todos os cães que a APAM resgata das ruas. Desde criança teve uma sensibilidade muito grande para com os animais e sentia a necessidade de fazer algo. Então, aconteceu a realização de um sonho: um serviço social que tem trazido esperança em forma de reabilitação canina. Acompanhe um pouco do que essa associação é e o que tem feito na cidade de Manaus.

Janaina Barbosa Bandeira de Melo, Cirurgiã Dentista e acadêmica de Medicina Veterinária. Esse é o nome de quem preferimos chamar também de Anjo, pois através da Associação Portal dos Anjos Manaus (APAM) e, juntamente com mais três amigas, fazem um lindo trabalho há 09 anos, mas somente em 2016 nasceu a associação.

Segundo Janaína, a inspiração para o nome da associação veio de um livro espírita que falava que quando os animais morriam, eles eram encaminhados para um local chamado Celeiro dos Anjos. Então, após essa leitura, as quatro amigas pensaram em “Portal”, por se tratar de um lugar onde seria uma passagem para os cães, como se fosse um portal e não um local definitivo e “Anjos” por ser a maneira que os chamamos, por terem sentimentos tão puros.

O trabalho feito pela associação consiste em recolher os animas da rua em situação de risco e maus tratos, afim de dar-lhes uma segunda chance, reabilitando-os, castrando para evitar a procriação indesejada, vacinando e colocando-os para adoção. Mas, não pense que é simples adotar um dos cães. Janaína deixa claro que “A seleção para adotar um de nossos cães é bem criteriosa, pois tentamos ao máximo privar eles de correrem o risco de voltarem para as ruas. Entregamos eles na casa da família que o adotará e analisamos o espaço que ele terá, onde ficará e também cuidamos da parte de orientar sobre os cuidados básicos com o animal e nos disponibilizamos para qualquer dúvida.

Apesar de ser uma associação, a mesma não tem ajuda financeira de nenhum órgão municipal ou estadual. Tudo é custeado do que as amigas podem gastar. Por isso, caso alguém queira e possa ajudar, o pedido das 04 amigas são: adote, apadrinhe, doe medicações, ração, produtos de limpeza, vermífugos, comedouros e brinquedos. Faça com amor, pois tudo que é feito com amor, volta para você em dobro. “Cães são anjos com apenas um defeito: suas asas não batem para sempre…”

Onde encontrar:

Telefone: 092 98414-4534
Instagram: @apam.manaus
E facebook: APAM APAM

Foto/ Juan Sirras

Texto/ John Britto

Revista Em Visão
Revista Em Visão

Últimos posts por Revista Em Visão (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *