O banho do recém-nascido é um banho diferenciado.

By  |  0 Comentários

O banho do recém-nascido exige cuidados especiais, isso porque o bebê perde calor muito fácil devido ao seu centro de temperatura corporal ser imaturo. Partindo dessa premissa, a temperatura da água deve variar em torno de 36ºC a 36,5ºC e o  local que este será realizado deve estar na temperatura ambiente. Fica a critério dos pais o uso da banheira ou do baldinho (famoso banho de ofurô, o qual tem uma função terapêutica devido ao formato anatômico que simula o útero). O bebê deverá estar envolvido em um “casulinho” na toalha, para que não sinta frio e nem fique desconfortável. O banho precisa ser iniciado pela cabeça, onde está localizado o centro da temperatura e após lavá-la, esta deverá ser secada, evitando a perda de calor, para só então partir para a limpeza do tórax e membros superiores e inferiores.

A limpeza deverá ser realizada com o mínimo de variedades de produtos possíveis, evitando assim reações alérgicas, visto que a pele do bebê é muito sensível. Os indicados são produtos neutros a base de vegetais da cabeça aos pés. Não é indicado temperar a água com colônias, pois elas possuem álcool em sua composição, podendo ser nocivas à pele e a narina tão sensível do bebê.

A higiene íntima de meninas e meninos deve ser sempre feita da genitália para o bumbum. O banho envolve um momento tranquilo e calmo que demonstre ao bebê segurança e proteção.

Encontre:

Eurania Pinheiro Pita

Enfermeira UFAM 2004

Orientações & consultoria para  grávidas, recém nascidos e crianças.

Fone 9353-1196

Eurania Pita

Eurania Pita

Eurania Pita é formada em enfermagem pela UFAM e apaixonada por crianças desde quando teve sua primeira filha. Hoje em dia faz dessa paixão um trabalho magnífico, auxiliando as mães em tudo relacionado com a gestação.
Eurania Pita

Últimos posts por Eurania Pita (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *