Mário Aufiero e sua história de sucesso

Um profissional precoce, obstinado e dedicado à segurança pública. Com esse perfil, o Delegado de Polícia Civil Mário Jumbo Miranda Aufiero, tem pautado a sua carreira de autoridade policial do Amazonas, construindo, ao longo de mais de uma década, uma história dígna dos grandes realizadores.  Com 14 anos de atividade policial, Aufiero alcançou reconhecimento por sua atuação presente nas principais discussões em torno da carreira a qual faz parte. Esteve em congressos, seminários e simpósios no Amazonas e em diversos estados brasileiros, além de aprimorar seus conhecimentos em contatos com outros renomeados profissionais dos Estados Unidos, América do Sul e Europa.

Mário Aufiero é formado Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas com especialização em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro de Ensino Superior da Amazônia, Mestre em administração pública com ênfase em gestão da segurança pública pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e doutorando em Sociologia Jurídica pela universidade Cândido Mendes (RJ), sob orientação do reconhecido jurista Dr. Aurélio Wander Bastos.

Desde 2001 é Delegado de Polícia tendo passado por diversas delegacias e cargos administrativos na instituição. Em 2005 exerceu o cargo de Diretor de planejamento da Secretaria de Segurança Pública na gestão de Júlio Pinheiro à frente da secretaria. Três anos depois, em 2008, foi Secretário Executivo da Secretaria de Segurança Pública, tendo ocupado o cargo de Secretário de Segurança, em exercício, nos períodos de ausência do titular, à época, Francisco Sá Cavalcante.  De junho 2012 a janeiro de 2015 exerceu o cargo de Delegado Geral Adjunto da instituição. Também compôs a comissão de reestruturação da segurança pública do Amazonas, formada em 2005.

Membro fundador e presidente da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas – Adepol-AM, Aufiero esteve à frente de conquistas que tornaram Amazonas um dos Estados mais atrativos para quem presta concurso para o cargo. Com ele à frente, diversos pleitos da categoria foram alcançados, como aumento de titularidade em delegacias, o acompanhamento, junto à Câmara dos Deputados, da Lei Federal 12.830/2013, que reforçou as garantias constitucionais dos Delegados de Polícia e serviu de base o Amazonas alcançar uma das maiores conquistas para autoridades policiais, em nível nacional: a garantia, na Constituição Estadual, da carreira jurídica dos Delegados de Polícia, garantindo isonomia, irredutibilidade e a inamovibilidade para estes profissionais.

Mesmo sendo uma entidade representativa de Delegados de Polícia, diversos pleitos da Adepol-AM refletiram em benefícios para toda a categoria de policiais civis. Por iniciativa da associação, sob coordenação do delegado, as gratificações de curso pagas pela PC-AM, antes limitadas a 15% para qualquer nível de formação, foram elevadas para 25, 30 e 35% para especialização, mestrado e doutorado, respectivamente, e o plano de cargos, carreiras e salários da instituição, garantindo reajustes até 2018 para a classe policial civil.

Ainda pela Associação de Delegados, Mário Aufiero coordenou a execução de eventos ligados à segurança pública, sendo eles, duas edições do Seminário Internacional de Segurança da Amazônia (SISAM), três edições da Semana do Policial, o programa social Delegado Legal e idealizou o programa de televisão Segurança e Sociedade. Também foi responsável pela organização do 23º Congresso Nacional dos Delegados de Polícia, realizado em Manaus, em 2008.

Com o SISAM, Manaus recebeu autoridades de referência no meio da segurança pública mundial para debater alternativas que promovam a proteção das fronteiras e a garantia da cidadania dos povos ribeirinhos. Nomes como o ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, o ex-Prefeito de Bogotá, na Colômbia, Antanas Mockus e o norte americano Richard Abborn, responsável pela política de tolerância zero que reduziu a criminalidade em Nova York, nos anos 90, passaram pela capital amazonense, em meio a políticos e pessoas de destaque.

Em maio de 2012 foi convidado pelo então Governador do Amazonas, Omar Aziz a assumir, ao lado do Delegado Josué Rocha de Freitas, a gestão da Polícia Civil do Amazonas. Nomeado Delegado Geral Adjunto, Aufiero trabalhou ativamente, ao lado de Rocha, pela modernização da instituição. Entregou o cargo no início de 2015, durante a reformulação do secretariado promovida pelo Governador José Melo,  sendo alçado ao cargo de Secretário Extraordinário de Governo para Assuntos Estratégicos.

Como saldo da gestão, foi implantado o programa Ronda no Bairro, de autoria do ex-governador Aziz, que elevou o número de distritos de polícia de 17 para as atuais 30 delegacias em Manaus. Sob a gestão de Rocha e Aufiero, o número de homicídios em Manaus teve redução de 70%, além de dotação de Delegados concursados em todos os municípios do Amazonas, pela primeira vez. A reforma do Instituto de Identificação e grandiosas operações também fizeram parte do trabalho desenvolvido.

Mário Aufiero tem ainda inúmeras condecorações em seu currículo, com destaque para a Medalha Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas, conferido pela Assembleia Legislativa, e a Medalha Tiradentes, outorgada pela Polícia Militar do Amazonas. Pelo programa “Delegado Legal”, Aufiero recebeu, em 2010, o certificado conferido pela Rede Amazônica durante a “Semana do Empreendedorismo”, pela atuação social da iniciativa.

Foi patrono da turma de delegados formados pela Academia de Polícia Civil do Estado do Amazonas, em 2014. Também soma três prêmios “Oscar da Segurança e Cidadania”, pelo programa Segurança e Sociedade. Membro fundador do Centro de Estudos de Segurança da Amazônia (CESAM), também foi convidado por Ricardo Balestreri a integrar o Observatório do Uso Legítimo da Força e Tecnologias Afins, presidido pelo ex-Secretário. Também compõe o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Amazonas. Ministrou aulas também para os oficiais da Polícia Militar em formação.

Com uma autocrítica afiada, e confiança ainda maior em sua capacidade, Mário Aufiero não se furta a encarar os desafios. Para isso, adota uma postura estrategista e inovadora, sempre observando os erros do passado para garantir resultados ainda mais satisfatórios no futuro.

Compartilhe

Artigos Relacionados