Direito Médico para todos

Em seus mais de 20 anos atuando no mercado da região Norte do Brasil, presta serviços jurídicos tanto para pessoas jurídicas como para físicas.

Avessa ao comodismo e em busca de novos desafios, decidiu atuar na área de direito médico com a criação de empresa de consultoria denominada “Protetiva Saúde” e investir em especializações relativas ao tema, bem como colocar em prática conhecimentos adquiridos tanto pela visão do paciente, como também pela dos profissionais e instituições de saúde.

As especializações visam o aprofundamento e aperfeiçoamento contínuo e são realizadas em universidades internacionais, tais como, Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra e Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa, todas em Portugale no âmbito do país, perante o Hospital Sírio Libanês. Logo, o histórico apresentado evidencia e resta claro o espirito empreendedor e audacioso de uma profissional que sabe muito bem linkar experiência e conhecimento à coragem, dedicação com paixão aos desafios sem que isto possa parecer uma tarefa árdua, a fim de responder à altura os novos desafios com solidez, acompanhando a necessidade do mercado.

Primeiramente, quais são as especializações ministradas pelo Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra, Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa e pelo Hospital Sírio Libanês, citadas no texto?

Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra; Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Universidade de Saúde Pública de Lisboa e Direito à Saúde Baseada em Evidências, promovido pelo Centro Cochrane do Brasil oferecido pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.

O que a motivou a enveredar em tais cursos? Atendimento ao mercado ou possibilidade de crescimentonos estudos?

Posso dizer que os dois, pois sempre estive envolvida em cursos de aperfeiçoamento das áreas em que me deparo com interesse imediato, o que se comprova pelos cursos já realizados no âmbito tributário, minha especialidade há anos, bem como no processo civil. Ao mesmo tempo vi-me envolvida com causas diretamente ligadas ao direito médico, das mais diversas modalidades, o que, consequentemente, despertou-me a vontade de maior aprofundamento nesta área, não apenas na teoria, por meio dos mencionados estudos, mas também na prática, através de visitas em hospitais brasileiros de referência em segurança do paciente com o intuito de efetuar uma avaliação in loco da realidade de aplicação do tema.

O que é a Protetiva Saúde?

A Protetiva Saúde é um projeto que se propõe a persecução de um trabalho especializado e diferenciado em Direito Médico, no que se refere, notadamente, à prevenção do erro na cadeia do cuidado ao paciente, buscando um aclaramento quanto às questões relativas ao tema, com o fito de maior comprometimento dos personagens envolvidos na referida cadeia (inclusive o próprio paciente, seus familiares e acompanhante), para obtenção de um procedimento adequado e seguro sob a ótica jurídica.

Este projeto se restringe ao atendimento médico-hospitalar?

Não, pois o crescente mercado de Planos de Saúde, dentre outros convênios concernentes à área da saúde, fez com que surgisse a necessidade de agregar ao projeto uma vertente voltada ao usuário do plano de saúde, esclarecendo-o quanto a sua atuação, tanto de forma preventiva, quanto repressiva.

Como esse trabalho se desenvolverá?

Através de um portal que utilizará material ilustrativo e animado, no qual foram criados personagens, a fim de auxiliar, de forma pragmática, no atingimento dos objetivos da Protetiva Saúde, visando a elucidação e reflexão sobre os temas apresentados, na busca da maior conscientização do público alvo sobre relevância do Direito Médico. Cursos como prontuário do paciente, termo de consentimento informado, testamento vital, segurança do paciente, responsabilidade civil, penal e disciplinar, além de palestras, consultoria em gestão de risco e comissão de prontuários e análise de processos judiciais e administrativos como suporte ao desenvolvimento de um trabalho preventivo e corretivo na Instituição de Saúde, clínicas e no próprio dia-a-dia dos profissionais.

Compartilhe

Artigos Relacionados