Desvendando o câncer de mama e de colo uterino

Como estávamos no outubro rosa a pouco tempo, vou falar um pouco sobre os dois maiores vilões das mulheres em relação a mortalidade por doença no Brasil.

O câncer de mama é a doença que mais mata as mulheres brasileiras, seguida pelo câncer de colo uterino. No caso do Amazonas, segundo o Ministério da Saúde, a mortalidade e a incidência do câncer de colo uterino é ainda maior do que o de mama.

Os dois casos são doenças de manifestação silenciosas e que quando estão gerando sintomas, geralmente estão em estadiamentos avançados. Por isso é tão importante os exames de detecção precoce ou comumente chamados de ”exames preventivos”, como a colpocitologia oncótica (exame de papanicolau ou preventivo do colo uterino) e a mamografia. Uma boa notícia para as mulheres é que uma vez feito o diagnóstico precoce, o índice de cura nessas duas doenças é maior que 90%. Portanto, quando mais precoce o diagnóstico dessas lesões melhor.

Como esses tipos de câncer tem evoluções muito complicadas para as mulheres, causando-lhes sofrimento, dor, preconceito, estigmatização , mutilações, interferências na suas qualidades de vida profissional, sócio econômicas , sexual, etc, foi criado um mês para chamar a atenção da sociedade brasileira para isso e assim tentar minimizar os males dessas patologias. Não só foi criado o mês para esta conscientização, mas também surgiram várias leis que garantem os direitos ao acesso universal a saúde desde o diagnóstico até a reabilitação no meio social. Infelizmente no Brasil essas leis ainda não vêm sendo cumpridas em sua plenitude, o que nos deixa com a certeza que temos que fazer mais por esses tipos de pacientes.

Devemos ficar atentos aos primeiros sintomas, que no caso do colo uterino podem ser: sangramento vaginal e dor na relação sexual. Já no caso do câncer de mama, um nódulo (caroço) palpável pode ser um indício da doença. Devido a isso as mulheres devem conhecer seu corpo, para então saber quando há alguma alteração e procurar o profissional adequado para orientar-lhes quanto ao auto exame.

Em outra oportunidade poderei dar um panorama melhor da situação atual desta doença no Brasil e detalhar o que são os exames preventivos e a partir de que idade as mulheres devem começar a fazê-los.

Encontre:

Dr. Manoel Jesus Jr.

Hospital Santa Júlia

Compartilhe

Artigos Relacionados