Cuidados com a mochila escolar

By  |  0 Comentários

Nessa época de volta as aulas aumentam as queixas de dor em crianças e adolescentes. Existem outros fatores que causam dor que serem considerados como sedentarismo e sobrepeso, mas os pais devem estar muito atentos ao uso correto das mochilas escolares, pois é um fator que pode ser controlado.

A criança vai optar sempre pela mochila mais bonita, então cabe aos pais orientar e comprar uma mochila adequada. Em primeiro lugar o ideal são as mochilas com 2 alças pois assim o peso fica distribuído. As alças devem ser acolchoadas e, de preferência, com uma cinta abdominal unindo as alças. A mochila deve ser ajustada para que fique acima da linha da cintura.

O peso que é carregado também é muito importante. Estudos apontam que a mochila não deve pesar mais do que 10% do peso da criança, e essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Acima disso a criança precisa forçar a postura e os músculos. Se a criança pesa 30 kilos o ideal é que a mochila pese no máximo 3 kilos. Outra dica importante é colocar o material mais pesado próximo do corpo dentro da mochila, pois fica mais fácil de carregar.

Carregar uma mochila pesada e de maneira incorreta pode acarretar problemas como desvios de postura e dores musculares.
É muito importante a conscientização dos pais e das escolas sobre o assunto, pois resolver isso é um trabalho conjunto que depende das duas partes.

Revista Em Visão
Revista Em Visão

Últimos posts por Revista Em Visão (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *