A Importância do Ecocardiograma Fetal

By  |  0 Comentários

Dra. Luciane Alves da Rocha Amorim – CRM 4786
Cardiologista Fetal, com Fellow na University of California – San Francisco (UCSF)

O Ecocardiograma Fetal é um ultrassom específico para estudar o coração do bebê ainda na barriga da mãe. Serve para diagnosticar alguma malformação ou alguma alteração nos batimentos do coração do bebê (arritmia). Com o diagnóstico precoce, podemos realizar o tratamento adequado e, no momento certo, melhorar as chances de sobrevida da criança.

Se houver alguma alteração no coração, podemos fazer alguma coisa?

Sim. Nos casos de arritmia no feto, por exemplo, existem tratamentos ainda durante a gravidez. Em outros casos, podemos planejar o parto em um hospital mais especializado e equipado, deixando o obstetra e os familiares mais orientados sobre os cuidados imediatos.

Qual gestante deve realizar este exame?

Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Ecocardiograma Fetal deve ser realizado em toda gestante como rotina no pré-natal, independente da presença de fatores de risco para cardiopatia. Os principais fatores de risco são: gestantes com idade acima de 35 anos; gestantes com diabetes, lúpus ou com cardiopatia; gestantes que usam anticonvulsivantes; gestantes etilistas ou tabagistas; gestantes que tiveram infecção viral ou parasitária; gestantes que tenham bebês com suspeita de qualquer malformação, sofrimento fetal ou suspeita de distúrbio de ritmo cardíaco; história de perdas fetais anteriores; história familiar de cardiopatia congênita ou de alguma síndrome; gestação gemelar; e Fertilização in vitro (FIV).

Clínica Vaccine – Consultas, Prevenção e Diagnóstico. Avenida Djalma Batista, 1719 – Edifício Atlantic Tower, Torre Medical. 10º andar. Sala 1007

Contato: Telefone: (92)3343-8728/3343-9728

WhatsApp: (92)98249-2206

Redes Sociais:  facebook.com/clinicavaccine

Instagram: clinicavaccinemanaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *